WRC - Campeonato Mundial - Rally da Espanha: Loeb vence e Ogier retoma a liderança da temporada
Na sexta-feira o estoniano Ott Tänak (Toyota Yaris WRC) cumpriu o que havia prometido. Partiu para o ataque num ritmo alucinante, venceu a SS2 e foi segundo na SS3, assumindo a ponta e abrindo uma vantagem sobre todos os adversários. O finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC) venceu a SS3 e assumiu a segunda colocação, seguido pela surpreendente performance de Elfyn Evans.
Tanak ampliou a vantagem com o segundo melhor tempo na SS4, vencida pelo norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 Coupe WRC). Latvala era o mais rápido até o meio do trecho cronometrado, mas um pneu furado acabou com a possibilidade de assumir a liderança.
Ogier ocupava a quinta colocação, seguido do compatriota Sébastien Loeb, que em sua segunda aparição em 2018 mostrava estar em plena forma, relembrando os tempos em que dominou a prova espanhola por oito edições seguidas. Neuville estava afastado, na oitava colocação. O líder do campeonato não encontrava um bom ritmo.
Pilotando em casa, o espanhol Dani Sordo venceu a SS5 e ficou mais próximo do pódio, assumindo a quarta colocação, enquanto Latvala tentava se recuperar, vencendo a SS6.
Com o resultado parcial a briga pela liderança do campeonato ficaria muito acirrada, já que Ogier era o sétimo e Neuville o nono.
O sábado trouxe um cenário totalmente diferente. Do cascalho para o asfalto. O piso também ficou úmido com a chuva noturna. Com o público não respeitando as áreas de segurança, a organização da prova se viu obrigada a cancelar a primeira especial do dia, a SS8.
Tänak venceu a SS9 e ampliou sua vantagem na liderança, mas o estoniano cometeu um erro na SS10 e perdeu quase dois minutos com um pneu furado, devastando o resultado e caindo para a nona colocação.
Nestas novas condições Sordo brilhou e assumiu a liderança, mas viu Latvala vencer a SS10 e se aproximar, assumindo a segunda colocação, com uma diferença de apenas 0,3 segundos.
Loeb manteve a quarta colocação, com Ogier em quinto e Neuville escalando da nona para a sexta colocação.
O sábado terminou com um novo líder. Latvala foi o quarto a comandar a prova, mostrando uma incrível recuperação. O dia também terminou bastante positivo para Ogier. O pentacampeão havia amanhecido na sétima posição, mas com uma escolha certa de pneus para o asfalto úmido, subiu para a vice-liderança, resultado que lhe garantiria o retorno ao topo da classificação, ficando mais próximo do sexto título.
Falando em muitos títulos, Loeb, o nove vezes campeão do mundo, também mostrou que continuava afinado com seu navegador Daniel Elena, concluindo o sábado na terceira colocação, muito próximo de Ogier e Latvala.
Neuville também subiu na tabela, da nona para a quinta colocação, fazendo crescer a expectativa de um domingo muito intenso.
E o dia final de competição começou emocionante com um Loeb inspirado. O francês foi o único a arriscar na escolha dos pneus de composto duro e levou a melhor sobre os adversários na SS15 e SS16, pulando da terceira posição para a liderança do rally.
A briga pelo título da temporada ficou ainda mais intensa com Ogier caindo para a terceira colocação e Neuville assumindo a quarta posição após superar Evans.
Ogier venceu a SS17 e se aproximou de Loeb, mas Latvala cometeu um erro e caiu para a sexta colocação, permitindo a Neuville subir para a terceira colocação.
A SS18 foi decisiva. Tänak foi o mais rápido no TV Power Stage, seguido de Ogier, Loeb, Evans e Sordo. Loeb teve um dia de sonho e venceu a etapa espanhola pela nona vez.
Neuville perdeu tempo ao tocar numa rocha e não conseguiu somar pontos adicionais. O belga acabou perdendo a terceira posição para Evans e também a liderança do Mundial para Ogier. A decisão de 2018 acontecerá na última etapa, na Austrália, entre os dias 15 e 18 de novembro.
1. S. Loeb / D. Elena (Citroën C3 WRC): 3:12:08,0
2. S. Ogier / J. Ingrassia (Ford Fiesta RS WRC): + 2,9
3. E. Evans / D. Barritt (Ford Fiesta RS WRC): +16,5
4. T. Neuville / N. Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC): + 17,0
5. D. Sordo / C. del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC): + 18,6
6. O. Tänak / M. Järveoja (Toyota Yaris WRC): + 1:03,9
7. E. Lappi / J. Ferm (Toyota Yaris WRC): + 1:16,6
8. J.M. Latvala / M. Anttila (Toyota Yaris WRC): + 1:26,4
9. C. Breen / S. Martin (Citroën C3 WRC): + 2:07,0
10. A. Mikkelsen / A. Jaeger (Hyundai i20 Coupe WRC): + 2:48,2
Classificação do Mundial de Pilotos após o Rally da Espanha
1. Sébastien Ogier: 204 pontos
2. Thierry Neuville: 201 pontos
3. Ott Tänak: 181 pontos
4. Esapekka Lappi: 110 pontos
5. Jari-Matti Latvala: 102 pontos
6. Andreas Mikkelsen: 84 pontos
7. Dani Sordo: 71 pontos
8. E. Evans: 70 pontos
9. C. Breen: 61 pontos
10. H. Paddon: 55 pontos
Classificação do Mundial de Construtores após o Rally da Espanha
1. Toyota Gazoo Racing WRT: 331 pontos
2. Hyundai Motorsport: 319 pontos
3. M-Sport WRT – Ford: 306 pontos
4. Citroën Total Abu Dhabi WRT: 216 pontos
Fonte: Klever Kolberg - Engenheiro, palestrante e piloto do Brasil no Rally Dakar
WRC - Campeonato Mundial - Rally da Espanha: Loeb vence e Ogier retoma a liderança da temporada
COMENTÁRIOS
Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.